Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

Avenida Brasil, capítulo final - o dia que Dias Gomes se rebelou no Céu

Minha tia Vitorina, 73 anos, fã incondicional de novelas, estava furiosa ao final da novela Avenida Brasil. 

           _Que merda! Fiquei esperando uma coisa e eles me apresentam esta porcaria! Que saudades do Dias Gomes, ele sim sabia escrever.

Logo lembrou de Saramandaia, Espigão, Bandeira Dois, O Bem Amado e outros tantos sucessos que encantaram milhões de pessoas pelo Brasil a fora. Dias Gomes era porreta, suas novelas sempre tinham um final de deixar saudades.

Eu não assisti o final da novela na sexta-feira. Mas, depois do comentário da tia Vitorina, fiz um esforço e assisti no sábado. Realmente foi uma merda. Não sei como puderam fazer isto com todo o povo brasileiro. 

Tia Vitorina
 _Ver o grande ator Juca de Oliveira num papel sem pé e sem cabeça, dá uma tristeza, falou tia Vitorina, lembro como se fosse hoje de Saramandaia, do João Gibão (Juca de Oliveira), de Zélia Tavares (Yoná Magalhães), Lua Viana (Antônio Fagundes), Risoleta (Dina Sfat), Professor Aristóbulo (Ari Fontoura), Marcina ( Sônia Braga), Dona Redonda (Wilza Carla) uma novela que tinha uma novidade à cada semana.

Não assisti Saramandaia, fui pesquisar e realmente era uma senhora novela. Em meio a repressão da ditadura militar, Dias Gomes deu um final emblemático fazendo João Gibão abrir as asas e voar livremente. 

Assim eram as novelas de antigamente, elas tinham começo, meio e fim. Hoje não, como diz Regis Tadeu, "é o primeiro e o último capítulo, entre estes, um monte de baboseiras apenas para encher linguiça". 

Adeus Av Brasil, não vou sentir saudades, nem tia Vitorina.


Nenhum comentário: